Rios Limpos para Mares Limpos em Manaus

Mirando combater a poluição por resíduos plásticos em um dos maiores rios do mundo, a ONU Meio Ambiente uniu forças com a FAS e com a SEMA-Amazonas para desenvolver o projeto “Rios Limpos para Mares Limpos”. O lançamento foi feito durante o seminário “Dos rios limpos para mares limpos com os ODS”, que aconteceu na sexta-feira (8/06), na sede da FAS, em Manaus, com a presença da representante da ONU Meio Ambiente no Brasil, Denise Hamú, do superintendente-geral da FAS, Virgilio Viana, e do secretário de Meio Ambiente do Amazonas, Marcelo Dutra.

“Como em outras regiões do planeta, as cidades da Amazônia são fontes de geração de resíduos sólidos e poluição dos rios, o que pode se agravar ainda mais com a tendência de aumento da urbanização. Devido a sua importância em termos de biodiversidade global e de serviços ecossistêmicos, a Amazônia, talvez mais do que qualquer outro lugar no Brasil, precisa estar à frente do combate à poluição plástica – e isso implica mobilizar tanto governos e indústrias quanto as comunidades ribeirinhas”, afirma Hamú.

“O evento é muito importante por abordar questões urbanas essenciais em nível global. A despoluição dos rios é estratégica na construção de cidades mais saudáveis, e ao mesmo tempo, na redução da poluição dos mares, que nesse momento é uma calamidade devido aos níveis altíssimos de poluição causada por plásticos”, complementou Viana.

 

admin

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Inscreva-se e receba nossos posts