Inscrições para capacitação em jogos adaptados seguem até o dia 9/8

0

Com informações da Assessoria de Comunicação da Semed

Foto: Nathalie Brasil / Semcom

As inscrições para a 5ª edição da “Capacitação em Jogos Adaptados” seguem gratuitamente até o dia 9/8. A oficina será realizada pela Prefeitura de Manaus e é destinada a acadêmicos do curso de Educação Física, a partir do 4º período. São 50 vagas e os interessados podem se inscrever na sala da coordenação do Programa de Atividades Motoras, no Centro Social Urbano (CSU) do Parque 10, zona Centro-Sul, de segunda a sexta-feira, das 8h às 12h.

A ação faz parte dos Jogos Adaptados André Vidal de Araújo (Jaavas), da Secretaria Municipal de Educação (Semed), por meio do Complexo Municipal de Educação Especial (CMEE). O objetivo fundamental é tornar a atividade física e esportiva cada vez mais acessível às pessoas com deficiência, sobretudo por meio da qualificação dos profissionais que atuam de maneira direta ou indireta junto a essas áreas.

A capacitação vai ocorrer nos dias 14, 15 e 16/8, das 8h às 12h, na Universidade Federal do Amazonas (Ufam), na Faculdade de Educação Física e Fisioterapia. A carga horária será de 40 horas, 20 horas na parte teórica e 20 horas na prática.

A coordenadora do Jaavas na Semed, Shirley Amaral, disse que é importante que todos possam participar da capacitação, pois é uma área de atuação que os profissionais vão encontrar em breve pela frente.

“É importante que os acadêmicos tenham esse contato com as pessoas com deficiência (PCD) e já se preparem para no futuro trabalhar com elas, pois é uma realidade em nossas escolas públicas e particulares. É uma preocupação da Semed, pois para o acadêmico é uma forma de possibilitar uma socialização e um desenvolvimento maior das pessoas com deficiência”, explicou.

Ainda segundo Shirley, a Semed sempre buscou qualificar seus profissionais que lidam com os PCDs, pois é um trabalho que exige muito do professor uma qualificação mais específica na rede municipal de ensino.

“Em março, fizemos uma parceria com o Comitê Paraolímpico Brasileiro e trouxemos vários profissionais para qualificar os professores formados. A Semed é pioneira nesse tipo de trabalho de qualificação, seja de formados ou acadêmicos. A criança ou aluno com deficiência é nossa realidade em escolas publicas e particulares, e a prefeitura tem esse cuidado de educar a todos”, completou.

Os participantes vão poder trabalhar na capacitação as adaptações necessárias das modalidades de atletismo, futsal, jogos adaptados, bocha e voleibol sentado. Outras informações por meio dos telefones (92) 98427-7139 e (92) 99962-4300.

COMENTE ESTE POST...

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui