Exposição ‘Manaus 350 anos’ está aberta na Câmara dos Deputados

0

Como parte das comemorações relativas aos 350 anos da capital do Amazonas, pela primeira vez, uma exposição sobre Manaus foi instalada na Câmara dos Deputados, em Brasília (DF). A mostra “Manaus 350 anos” é uma realização da Comissão de Desenvolvimento Econômico, Indústria, Comércio e Serviços (Cdeics) da Câmara dos Deputados, em parceria com a Prefeitura de Manaus, e está exposta no espaço Mário Covas, no hall do anexo 2 da Câmara, com visitação desta terça-feira, 26, até a próxima quinta-feira, 28/11.

“Quero parabenizar, primeiramente, ao deputado federal Bosco Saraiva pela iniciativa de levar a exposição Manaus 350 anos para a capital federal, para o centro das discussões e da tomada de decisões de grande importância para a população brasileira. Agradeço também à Câmara dos Deputados que cede esse nobre espaço e nos dá a oportunidade de promover o destino turístico Manaus no hub aéreo do Brasil, que é Brasília”, disse o prefeito de Manaus, Arthur Virgílio Neto.

Para o diretor-presidente da Fundação Municipal de Cultura, Turismo e Eventos (Manauscult), Bernardo Monteiro de Paula, a realização da exposição no Congresso Nacional encerra o ano de comemorações dos 350 anos de fundação da cidade, dando também visibilidade à Zona Franca de Manaus, parte da formação da identidade do manauara.

“Esta é uma oportunidade de mostrarmos um pouco do que significa Manaus para a região Norte: sempre foi um forte polo econômico e que, desde a Copa do Mundo Fifa de 2014, vem se consolidando como a metrópole da Amazônia, seja por suas riquezas naturais incalculáveis, seja por sua cultura e identidade únicas, de diversidade de credos, expressões artísticas, sabores exóticos, ritmos singulares e prédios históricos que vêm sendo recuperados pelo poder público municipal”, afirmou.

Vídeos, revistas de material turístico, balas de sabores regionais, como cupuaçu e castanha, para os visitantes e imagens de locais como o Teatro Amazonas, a Praça da Matriz e o Encontro das Águas compõem a exposição visual, que destaca os atrativos turísticos da cidade e o desenvolvimento tecnológico do Polo Industrial de Manaus (PIM).

De acordo com o deputado federal Bosco Saraiva (Solidariedade/AM), presidente da Cdeics e idealizador da mostra, a proposta da exposição é apresentar a cidade de Manaus como destino turístico para a Amazônia. “A ideia surgiu do envolvimento que tenho com os movimentos culturais da cidade de Manaus e reconheço que precisamos documentar a trajetória da nossa cidade, reivindicando e promovendo o patrimônio histórico e cultural da cidade. Por isso, me sinto gratificado por ter apresentado uma série de reportagens que revelem aos jovens de Manaus a beleza e a grandeza da nossa cidade”, comentou.

A exposição segue no local com visitação até o dia 28/11, sempre das 9h às 19h.

Texto – Thaís Waughan (com informações de assessoria) / Manauscult
Fotos – Divulgação

COMENTE ESTE POST...

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui