Arthur entrega 19ª creche municipal no Nova Cidade

0

Dentro do pacote de obras em comemoração aos 350 anos da cidade de Manaus, o prefeito Arthur Virgílio Neto inaugurou na manhã desta quarta-feira, 24/7, a 19ª creche municipal, Professora Edith Monteiro Porto, na comunidade Osvaldo Frota, Nova Cidade, zona Norte, ampliando a rede de ensino para crianças de até três anos. Ao todo, a educação infantil em Manaus já atende mais de 50 mil crianças, com até cinco anos.

“É a nossa 19ª creche e eu assumo o compromisso de, até o final do meu mandato, entregar 30 creches. Não é o bastante, mas é algo inédito e vamos continuar fazendo muito mais para Manaus avançar sempre na educação”, afirmou o prefeito, que foi acompanhado ao evento pela primeira-dama e presidente do Fundo Manaus Solidária, Elisabeth Valeiko Ribeiro.

Arthur lembrou que, ao assumir a prefeitura, em janeiro de 2013, havia apenas uma creche construída anteriormente. “Pode parecer pouco, mas é o possível e, ainda, muito mais do que foi feito por todos os prefeitos anteriores a mim, uma vez que em toda a história da cidade – que este ano completa 350 anos de história oficial – apenas um gestor construiu uma creche”, destacou.

Com um forte discurso destacando a necessidade de um compromisso estratégico dos governos em suas várias esferas em investir na educação, o prefeito Arthur Neto disse que não pode conceber avanços nas questões sociais e econômicas de um país, Estado ou município, onde o foco principal não seja o investimento em educação. “Só com educação avançamos nas questões da saúde, por exemplo, da cidadania,  do avanço econômico”, afirmou o prefeito.

Segundo Arthur, os efeitos de um investimento na educação se refletem em redução de doenças endêmicas e contagiosas, na violência, na redução de consumos abusivos de álcool e drogas e, consequentemente, na redução de acidentes e mortes no trânsito e na capacitação dos cidadãos para o mercado, além de melhorar a qualidade de vida de uma forma geral. “Muitos pensam que o investimento em educação é uma questão social, outros que é uma questão econômica. Do meu ponto de vista, é social e é econômica”, definiu.

O prefeito também destacou todos os esforços que estão sendo realizados pela Prefeitura de Manaus para melhorar a qualidade do ensino fundamental, tornando-o competitivo inclusive com as melhores escolas particulares. “Pegamos o ensino municipal no 23º lugar do Ideb (Índice de Desenvolvimento da Educação Básica), hoje estamos lutando para obter uma média de 6,4 na Prova Brasil e ficarmos em 8º lugar – hoje Manaus detém a 9ª posição entre as escolas municipais – e isso não é apenas a tradução de números. É a tradução da estratégia, do planejamento, da execução e do comprometimento de todos”, afirmou o prefeito.

A secretária da Semed, Kátia Schweickardt, lembrou também a importância de as famílias colaborarem com a educação, acompanhando seus filhos no aprendizado. “Isso, com certeza, vai fazer com que a gente busque esse resultado. Não é uma conquista da Semed, nem do prefeito, mas da cidade de Manaus”, destacou, lembrando que o lema da Semed é “Família e Escola, todos responsáveis pela educação”.

Nova creche

A creche municipal Professora Edith Monteiro Porto é a terceira inaugurada este ano pela Prefeitura de Manaus e é a 19ª unidade de educação infantil do município. Do total, 15 são próprias e quatro são conveniadas. Com as inaugurações de creches e Centros Municipais de Educação Infantil (Cmeis), a rede municipal de ensino de Manaus passa a atender aproximadamente 52 mil crianças, de um a cinco anos, que estudam em 266 unidades de ensino.

A nova unidade atenderá 160 crianças, de um a três anos, e funcionará nos turnos matutino e vespertino, com o quadro funcional composto por uma equipe de mais de 20 profissionais multidisciplinares, entre eles professores, pedagogos, técnico de enfermagem, auxiliar administrativo e manipuladores de alimentos. “Nós trabalhamos na creche a tríade brincar, cuidar e educar. O nosso dever é preservar a infância e cuidar delas, cumprindo com o direito da criança. Nós temos o quadro de professores completo, todos especialistas, como enfermeira, pedagoga, além de receberem alimentação saudável”, afirma a gestora da creche, Sandra Sampaio.

A estrutura da nova creche abrange nove salas de aula, de atividades e multiuso, fraldário, lactário, solário, pátio coberto, refeitório, banheiros comuns e adaptados, área externa, recepção, secretaria, almoxarifado, sala de professores, sala de direção e coordenação, cozinha, despensa, lavanderia, depósito de material de limpeza e depósito de lixo.

“Essa creche está nos ajudando muito. Eu não podia trabalhar, mas agora eu estou à procura. O atendimento aqui é excelente”, afirma Laiane Oliveira, mãe do pequeno João Paulo. “A gente pode trabalhar, porque tem a segurança de que as professoras são nota mil e vão cuidar bem das nossas crianças. Não tenho o que reclamar. Está ótimo”, afirma Lilian Moraes, mãe da Anne Gabrielle. “Ela entra sorrindo e sai sorrindo”, disse Lilian sobre o comportamento da filha depois que começou a frequentar a creche.

Outro ponto positivo das creches municipais de Manaus é que, desde 2014, elas contam com o currículo escolar “Vivências e Saberes”, o qual facilita o planejamento anual, baseado no desenvolvimento de experiências para as crianças. Além disso, com a agenda que cada aluno recebe da prefeitura, familiares e professores mantêm diálogo diário sobre as diversas situações que acontecem dentro e fora da escola.

Paisagismo

Além da infraestrutura e servidores qualificados, a creche foi entregue com projeto de paisagismo e arborização, que torna o espaço mais humanizado. O trabalho foi desenvolvido pelo departamento de Arborização e Sustentabilidade da Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Sustentabilidade (Semmas). Foram plantadas 20 árvores de espécies frutíferas e florestais, como acerola, graviola, araçá-boi, rambutã, biribá e pau-pretinho, e canteiros com jardins floridos compostos por espécies ornamentais. Os espaços também receberam grama e poderão ser utilizados pelas crianças em atividades de educação ambiental.

Fonte: www.manaus.am.gov.br
Texto – Jacira Oliveira/Semcom e assessorias da Semed
Fotos – Alex Pazuello/Semcom

COMENTE ESTE POST...

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui