Amazonas registra crescimento de 16,7% no setor industrial e sinaliza recuperação

0

O aumento foi em comparação ao mesmo período, mês de setembro, com o ano de 2018. O IBGE identificou, mesmo com a alta, uma queda de 1,6% no mês de setembro deste ano. Segundo o instituto, cenário mostra recuperação do setor.

O setor industrial em Manaus teve um crescimento de 16,7% em comparação com o mês de setembro de 2018, segundo divulgou o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) nesta sexta-feira (8).

Mesmo a alta em relação ao ano passado, o IBGE identificou uma queda 1,6% do mês de setembro. No acumulado do ano, que compara os meses de janeiro a setembro deste ano com o mesmo período de 2018, a variação foi de 2,5%, mostrando certa recuperação da indústria amazonense em relação ao ano passado.

Já o desempenho dos últimos doze meses, em setembro, a variação ficou em 0,9%. Esses resultados mostram que embora haja oscilação ao longo do ano de 2019, o desempenho da indústria amazonense vem mostrando melhor desempenho em relação a 2018.

Atividades

No mês de setembro setores específicos registraram alto desempenho, em comparação com o ano de 2018.  O setores de impressão e reprodução de gravações, tais como DVDs e discos; Fabricação de coque, de produtos derivados do petróleo e de biocombustíveis; máquinas e equipamentos registraram percentuais, respectivamente, de 65,7%, 37% e  48,8%.

Os setores de equipamentos de transporte e fabricação de equipamentos de informática e eletrônicos tiveram um resultado, respectivamente, de 14,5% e 15,6% maior este ano em relação ao mês de setembro de 2018.

Somente três atividades tiveram desempenho negativo, tais como: fabricação de máquinas e equipamentos e materiais elétricos (-0,4%), fabricação de produtos de metal (-8,0%) e a indústria extrativa (-4,9%).

COMENTE ESTE POST...

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui