Alunos da rede municipal participam da abertura da Semana do Meio Ambiente no Cigs

0

Uma aula diferenciada marcou o Dia Mundial do Meio Ambiente para 2 mil alunos de 30 escolas da rede municipal de ensino, que participaram nesta quarta-feira, 5/6, da abertura da Semana do Meio Ambiente da Prefeitura de Manaus, no Centro de Instrução de Guerra na Selva (Cigs), no bairro São Jorge, zona Oeste. O evento foi realizado pela Secretaria Municipal de Educação (Semed), com o tema “Sarau na floresta, minha escola é animal”.

A ação de educação e conscientização ambiental foi coordenada pelo projeto Ocas do Conhecimento, da Semed, e teve o objetivo de despertar nos 245 mil alunos da rede municipal de ensino a importância de cuidar da fauna e da flora da região amazônica.

A secretária de Educação, Kátia Schweickardt, falou do compromisso que o prefeito de Manaus, Arthur Virgílio Neto, tem com a política pública educacional e uma delas é conscientizar os alunos, ainda na educação infantil, uma vez que vivem no coração da floresta e na maior bacia hidrográfica do mundo. A secretária reforçou que é importante evitar os desperdícios e acabar com o desmatamento.

“Muitos acreditam que só porque vivemos na maior bacia hidrográfica e floresta tropical do mundo não corremos o risco de um dia ficar sem todos esses recursos. Então é nosso dever conscientizar nossas crianças sobre a preservação e conservação do mundo em que vivemos, adquirir bons hábitos e evitar desperdícios de água, energia e também o desmatamento”, explicou a secretária.

Durante o evento foram apresentados os trabalhos produzidos nas escolas como jogos, dramatizações e as pinturas para a confecção da bandeira dos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODSs), a Manaus que alunos querem até 2030.

De acordo com a coordenadora do Ocas, Gina Gama, vários projetos são desenvolvidos pela Semed durante todo o ano letivo, voltados para a conscientização ambiental. “A programação de hoje é totalmente voltada para o conhecimento da nossa fauna e flora. Os alunos vão ter a oportunidade de conhecer os animais que só viram nos livros. Essa atividade não termina aqui, continua na escola, na forma curricular ou nos temas transversais”, comentou a coordenadora.

Parcerias
O Instituto Soka, Exército brasileiro, Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio), Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) e Tribunal de Justiça são parceiros da secretaria no projeto de conscientização ambiental. “Iniciarmos essa semana no zoológico, em um espaço verde dentro da cidade onde efetivamente acontece a proteção da fauna, flora e com a presença das crianças, é para nós muito especial”, comentou o coronel e comandante do Cigs, Mário Flávio Brayner.

As crianças visitaram os espaços do zoológico onde ficam os quelônios, aves, onças, macacos, peixes e jacarés. A aluna Analu de Souza, 10, do 5º ano da escola municipal São Vicente de Paula, Compensa, gostou muito programação e da aula diferenciada sobre o meio ambiente. “É muito legal conhecer alguns animais que eu nunca tinha visto antes. Aqui a gente percebe a importância de cuidar do meio ambiente, do nosso mundo”, completou.

Fonte: Asscom/Semed (semed.manaus.am.gov.br)
Texto – Érica Marinho / Semed
Fotos – Altemar Alcântara – Semcom / Edlucio Castro – Os Tucumas

COMENTE ESTE POST...

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui